ECONOMIA

?As pessoas precisam se planejar?, orienta economista sobre o 13º salário

Primeira parcela do benefício deve ser paga até 30 de novembro. O valor restante pode ser depositado pelo empregador até 20 de dezembro. Veja dicas de como usar o dinheiro.
06 de outubro de 2022
Compartilhe

Empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores devem receber em novembro o 13º salário. O pagamento está previsto na Constituição como direito do trabalhador e pode ajudar, por exemplo, a quitar dívidas e a arcar com despesas extras de fim de ano.

O uso desse dinheiro deve ser muito bem planejado, aconselha o economista e conselheiro federal de Economia Carlos Magno Bittencourt. O especialista lembra que, junto do pagamento extra, existem os gastos extras de final de ano.

“Principalmente a compra de presentes, a ceia de natal e a ceia de ano novo. Então, as pessoas precisam se planejar ao utilizar esse recurso", alerta o economista.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º injetou cerca de R$ 232,6 bilhões na economia brasileira em 2021.

O salário extra foi criado pela Lei 4.090, de 1962, e era chamado de Gratificação de Natal. O valor é calculado a partir da divisão da remuneração por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados.

 

 

Por G1 PR 

Leia também