Setembro chegou nesta quinta-feira (1) e trouxe a promessa de dias mais quentes, mas não se engane: ainda há possibilidade de chuva e frio, pois estamos com o fenômeno La Niña atuando pelo Paraná. Segundo o Simepar, algumas regiões do Paraná ainda podem registrar acumulados de chuva e episódios de frio tardio.
Agosto foi marcado por chuvas acima da média em todo o Estado. Lídia Mota, meteorologista do Simepar, destacou que tudo aconteceu por conta do La Niña.
“Tivemos a passagem de sistemas frontais que interagiram de forma mais significativa com o fluxo de umidade e calor proveniente da Amazônia. Isso provocou o registro de acumulados significativos de chuva. Um desses episódios foi o ciclone extratropical que favoreceu a ocorrência de tempos severos sobre o Paraná, principalmente sobre o Litoral”.
Com as chuvas de agosto, os reservatórios da Sanepar atingiram 94,86% da capacidade. Dos quatro monitorados, apenas a barragem Passaúna está com 80,20% e o restante atingiu os 100%.
Setembro, como destaca a meteorologista, é um mês de transição entre o inverno e a primavera. Com isso, temos a expectativa de mudanças no padrão do comportamento de precipitação e temperatura.
“As frentes frias que se desenvolvem pelo Sul do Brasil já passam a estar associadas a um maior volume de precipitação, assim como dias mais quentes também passam a ser previstos”.
Apesar disso, pancadas de chuva bem localizadas, que também são características marcantes da primavera, também passam a ser previstas.
Nesta quinta-feira, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas o tempo permanece estável em praticamente todas as regiões paranaenses. Segundo o Simepar, a tendência é de termos chuva apenas no Oeste, até o final da noite.
No decorrer do dia, o sol deve predominar em todas as regiões, induzindo o registro de temperaturas elevadas. Os termômetros devem subir, à tarde, atingindo 22ºC em Curitiba.
Na sexta-feira (2), durante a madrugada, a instabilidade atmosférica aumenta com pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas entre Oeste e Sudoeste. No decorrer do dia, a instabilidade avança para as regiões Centro-sul, Campos Gerais e Leste.
O primeiro final de semana de setembro deve ter clima instável. No sábado (3) ainda chove em diversas regiões, devido ao avanço do sistema frontal sobre o Paraná. Conforme o Simepar, a partir da noite, volta a esfriar na “metade sul” paranaense.
No domingo (4) faz frio em todas as regiões, com pouca chuva prevista. Nos dois dias, as temperaturas mínimas devem ficar na casa dos 10ºC e as máximas, em algumas regiões, podem chegar aos 27ºC.

Simepar
Por Portal Banda B



