Segunda equipe menos vazada do Campeonato Brasileiro com 20 gols sofridos em 23 rodadas, o Santos tem na dupla formada por Maicon e Eduardo Bauermann a explicação para a solidez defensiva.
A dupla disputou 18 partidas na temporada, com média de um gol adversário a cada 117 minutos em campo.
Ambos foram contratados pelo Peixe neste ano, porém estiveram juntos pela primeira vez no dia 5 de abril, na derrota para o Banfield, por 1 a 0, na Argentina. De lá para cá, foram 1.531 minutos dividindo os gramados e 13 gols sofridos - média de menos de um por partida. A dupla, inclusive, passou seis jogos inteiros sem ser vazada.
Além da solidez defensiva, a presença de Maicon e Bauermann juntos em campo é sinônimo de bons resultados ao Peixe. Nas 17 partidas em que formaram a linha de zaga, a equipe teve um aproveitamento de 55% dos pontos disputados.
Com esse rendimento, o Santos caminha para brigar por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Isto porque, desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes no formato de pontos corridos, jamais houve uma equipe com 55% de aproveitamento que não tenha encerrado a competição dentro do G-6.
Quando o Peixe é escalado com qualquer outra dupla de zaga, inclusive com Maicon ou Bauermann em campo, o rendimento cai para um gol sofrido a cada 73 minutos e o aproveitamento vai para 43%.
O próximo compromisso do Santos na temporada acontece no domingo, contra o Cuiabá, no Mato Grosso, pela 24ª rodada do Brasileirão, e Maicon e Bauermann disputarão a quarta partida juntos sob o comando do técnico Lisca.
Por ge - Por Yago Rudá — São Paulo



