CLIMA

Tempestade forte de granizo atinge Rio Grande do Sul

Diversas cidades do estado, incluindo a capital Porto Alegre, registraram temporais fortes a severas nesta segunda (15/8)
16 de agosto de 2022
Compartilhe

Tempestades fortes a severas de granizo atingiram entre o fim da tarde e o começo da noite desta segunda-feira (15/8) a Depressão Central do Rio Grande do Sul. O granizo caiu em grande quantidade em alguns municípios a ponto de acumular no solo e vegetação e em alguns pontos as pedras de gelo tiveram até grande tamanho.

Perto de meio milhão de pessoas estavam sem luz no começo da noite no Rio Grande do Sul.

Um dos municípios mais castigados pelo granizo foi Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, onde pedras de gelo de médio a grande tamanho caíram em grande quantidade na área central da cidade e em zonas rurais no fim da tarde de hoje. O temporal de granizo atingiu também Santa Cruz do Sul, mas com menor intensidade.

A célula de tempestade manteve a sua forte intensidade e avançou, então, para a Região Carbonífera, onde igual trouxe granizo grande em cidades como Charqueadas e São Jerônimo entre 18h30 e 19h.

Na Região Sul, esta terça-feira é com sol e nevoeiro ao amanhecer no centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul. As demais regiões gaúchas podem ter chuva na madrugada, mas depois o dia segue com períodos de sol entre muitas nuvens. Os estados de Santa Catarina e Paraná já estão tendo muitas nuvens e pancadas de chuva desde a madrugada e mais pancadas ocorrem à tarde e à noite,  com risco de chuva forte.

Alerta para temporais em Santa Catarina (exceto no litoral sul), no Paraná (exceto no norte/nordeste do estado)

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes no norte/nordeste do Rio Grande do Sul na madrugada e manhã, no norte/nordeste do Paraná, na divisa de São Paulo com o Paraná

Previsão do tempo para Mangueirinha

 

Por Metrópoles.

Leia também