Representantes da Justiça Eleitoral de Palmas se manifestaram sobre as recontagens de votos, que levaram a mudanças na composição da Câmara de Vereadores do município de Coronel Domingos Soares.
Em entrevista à Rádio Club na tarde desta quarta-feira (30), a chefe do Cartório Eleitoral, Evelini Fonseca, explicou que a recontagem de votos realizada no último dia 24, seguiu determinações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que determinou a cassação de mandatos de Adílson Santa Fé e João Evandro, e do diploma do suplente Jucélio Camargo. Além disso, os votos deles deveriam ser anulados. Dessa forma, uma nova contagem de votos foi necessária para definir os novos integrantes do Legislativo.
Ela explicou que no dia 24, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez a recontagem, porém, de maneira equivocada, manteve os votos dos três cassados no cálculo, gerando um resultado equivocado, com a declaração de eleição de Joacastra Ferreira de Souza e Joanilson Taques. Ambos receberam seus diplomas de vereadores no mesmo dia.
Após perceber o erro, a Justiça Eleitoral refez a contagem, seguindo a determinação de retirar os votos dos três cassados, e com isso, Cleonice dos Santos (MDB) foi declarada eleita no lugar de Joacastra de Souza. De acordo com Evelini, com o novo resultado, o diploma entregue a Joacastra foi invalidado.
A juíza eleitoral Tatiane Bueno Gomes reconheceu o erro, ressaltando que não houve má-fé ou qualquer intenção de prejudicar, ou beneficiar, qualquer candidato. Destaca ainda que a Justiça Eleitoral de Palmas está à disposição e todos os dados referentes à eleição de 2024 estão disponíveis para análise por parte de qualquer agente que tenha se sentido prejudicado ou queira aferir a regularidade do processo eleitoral.
Por RBJ