A primeira onda de frio de 2025 chegou com intensidade ao Paraná nesta quinta-feira (29), provocando sensação térmica negativa em pelo menos 15 municípios, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Apesar de nenhuma cidade ter registrado temperatura oficial abaixo de 0ºC, o vento gelado aumentou a sensação de frio em várias regiões.
Sensação térmica abaixo de zero
Palmas, na região Sul, foi o município com a menor sensação térmica: -7°C na localidade de Horizonte. Em Guarapuava (Distrito de Entre Rios), os termômetros registraram sensação de -4,2°C, enquanto no centro de Palmas a sensação chegou a -4,1°C. Cascavel também sentiu o impacto da frente fria, com -3,8°C de sensação térmica.
Confira os municípios com sensação térmica negativa:
Sudoeste também enfrenta frio intenso
Na região Sudoeste, os termômetros também despencaram. Em Pato Branco, a temperatura mínima foi de 4°C, com sensação térmica de 2°C. Em Francisco Beltrão, mínima de 4,5°C e mesma sensação térmica. Apesar de não apresentarem sensação negativa, o frio foi intenso ao amanhecer.
Menores temperaturas mínimas
Mesmo com sensação térmica abaixo de zero em vários pontos, a menor temperatura oficial registrada foi de 0,6ºC, também em Palmas. Veja os municípios com as menores temperaturas desta quinta-feira:
Geada prevista para sexta-feira
Segundo o Simepar, a sexta-feira (30) será ainda mais gelada em diversas regiões do Paraná, com temperaturas próximas de 0ºC ou até negativas, especialmente no Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. A previsão indica possibilidade de geada moderada nessas áreas, e geada fraca e pontual em municípios da faixa centro-norte.
Por Diário Do Sudoeste