AGRICULTURA

Ministério da Agricultura define período do vazio sanitário da soja para Palmas e Coronel Domingos Soares

Municípios terão datas diferentes da Região Sudoeste. Medida busca evitar proliferação do fungo da ferrugem asiática.
07 de maio de 2025
Compartilhe

Os produtores de soja dos municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares deverão respeitar o vazio sanitário da soja para a safra 2025/2026, definido pelo Ministério da Agricultura para o período entre 21 de junho e 19 de setembro.

Portaria publicada pelo Ministério na última semana, divide o Paraná em três regiões, com datas diferentes para o período de vazio sanitário. Ele é uma medida fitossanitária para evitar a proliferação do fungo da ferrugem asiática.

Com a medida de escalonamento, são respeitados os diversos microclimas do Estado, estabelecendo-se os períodos mais adequados para o plantio da soja, com o objetivo de reduzir a propagação do fungo causador da doença.

Durante o vazio sanitário não é permitido cultivar ou manter plantas vivas de soja no campo, com o objetivo de que não se torne hospedeira do fungo e fonte de multiplicação da doença no ciclo do grão. Devido à severidade do ataque, disseminação, custos de controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, a ferrugem é considerada a principal doença da oleaginosa.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é a responsável pela fiscalização no território paranaense e tem a missão de responsabilizar e aplicar as penalidades previstas em legislação para os produtores que não fizerem a erradicação das plantas vivas de soja durante o período do vazio sanitário.

Pela portaria do Ministério da Agricultura, os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares estão inseridos na região Sul do Paraná, que terá o período de vazio sanitário entre os dias 21 de junho e 19 de setembro. A semeadura poderá ser feita no período de 20 de setembro de 2025 a 20 de janeiro de 2026.

Os municípios do Sudoeste do Estado, têm o vazio sanitário determinado para iniciar em 12 de junho, estendendo-se até 10 de setembro. A data de plantio foi definida entre 11 de setembro e 10 de janeiro de 2026. Para o Sudoeste, houve um pedido formulado pela Adapar e o setor produtivo para que fosse antecipado o período de início do vazio sanitário que, no ano passado, foi em 22 de junho. A reivindicação foi aceita pelo Ministério.

 

Por RBJ

Leia também