O Vaticano informou nesta segunda-feira (17) que o papa Francisco, de 88 anos, segue internado no hospital Gemelli, em Roma, com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Apesar do quadro “complexo”, ele está “estável” e sem febre. O tratamento foi ajustado e não há previsão de alta.
Francisco foi hospitalizado na sexta-feira (14) para tratar uma bronquite que vinha causando sintomas por dias. Antes da internação, ele teve dificuldades para ler discursos. Apesar disso, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, ele segue de bom humor.
Médicos afirmam que a infecção polimicrobiana é uma evolução da bronquite e pode ser grave em idosos. Especialistas alertam que infecções respiratórias são a terceira maior causa de morte no mundo, tornando a prevenção essencial.
Manter a vacinação em dia contra influenza, pneumonia, Covid-19 e vírus sincicial respiratório (VSR) é fundamental para reduzir riscos, especialmente em idosos e pessoas com doenças respiratórias. “Hoje temos vacinas para vários vírus e bactérias que ajudam a preveni-las”, destaca o pneumologista Marcelo Rabahi.
O papa Francisco permanecerá internado pelo tempo necessário para sua recuperação.
Por RBJ