ESPORTES

Coritiba fecha o turno fora da ZR, mas precisa de muitos ajustes por permanência na Série A

Coxa bate o Cuiabá em jogo importante e ganha pequeno respiro para o returno. Coritiba tem que encaixar contratações e buscar melhor desempenho fora de casa nas 19 rodadas restantes
26 de julho de 2022
Compartilhe

Em confronto direto, o Coritiba venceu por 1 a 0 e colocou o Cuiabá dentro do Z-4 no fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Coxa até deu um salto na tabela, mas segue muito próximo da zona de degola e precisa de muitos ajustes para permanecer na elite do futebol brasileiro.

O time alviverde ocupa a 13ª colocação, com 22 pontos: seis vitórias, quatro empates e nove derrotas. O aproveitamento é de 38,6%, impulsionado por um começo acima do esperado. A distância para a ZR é de apenas dois pontos.

Para seguir na Série A, o Coritiba tem que encontrar um equilíbrio dentro e fora de casa. A equipe coxa-branca tem a segunda melhor campanha como mandante, com 20 pontos em 30 possíveis, igual ao líder Palmeiras. Apenas o Corinthians pontuou mais sob seus domínios, com 21.

Por outro lado, o Coxa não sabe o que é vencer como visitante até aqui e tem apenas dois empates em nove partidas. Os comandados de Gustavo Morínigo entraram para o top-3 de piores campanhas fora de casa na era dos pontos corridos no turno.

Além disso, a defesa é a segunda mais vazada da competição: 30 gols em 19 partidas.

"O meu foco foi sempre ter uma defesa forte, sem levar gols. Temos feito ao menos um gol, mas precisamos melhorar o sistema defensivo."
— Gustavo Morínigo, em entrevista coletiva

A diretoria alviverde também tem que ser certeira nas contratações. Até agora, foram quatro reforços na reabertura da janela: o goleiro Gabriel Vasconcelos, o volante Bruno Gomes, o meia Jesús Trindade, e o atacante Hérnan Pérez.

As posições, de fato, eram carência no grupo. Com dificuldades no mercado interno, a cúpula procurou atletas em outros países. A adaptação tem que ser rápida.

O Coritiba ainda busca de um a dois zagueiros e não descarta alguma oportunidade de negócio. O lateral-esquerdo Fernando, da Chapecoense, foi uma dessas tentativas.

Por fim, o treinador paraguaio precisa rever convicções e mostrar mais repertório. A direção tem dado respaldos seguidos para isso. Já a torcida tem feito sua parte nas arquibancadas e faz justas cobranças à comissão e diretoria.

"A nossa torcida é diferente e está mostrando. Insatisfação e pressão sempre vão acontecer. Vai ser um segundo turno diferente, os times se reforçaram."
— Morínigo

Na próxima rodada, o Coritiba visita o Goiás no sábado, às 16h30, na Serrinha.

Agenda do Coritiba

  • Goiás x Coritiba: 30/07, sábado, 16h30 - Hailé Pinheiro (Brasileiro)
  • Coritiba x Santos: 08/08, segunda, 20h - Couto Pereira (Brasileiro)
  • Coritiba x Atlético-MG: 14/08, domingo, 11h - Couto Pereira (Brasileiro)
  • Fluminense x Coritiba: 20/08, sábado, 20h30 - Maracanã (Brasileiro)

 

Por Guilherme Moreira — Curitiba - ge

Leia também