Esse não foi um fim de semana qualquer. E por isso, além dos jogos que fecharam a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Viralizou desta segunda-feira traz uma resumo de tudo o que mais repercutiu nas redes sobre o título histórico do Botafogo na Libertadores.
Da comemoração emocionada e atrapalhada do técnico Artur Jorge, ao "boss" John Textor repetindo o gesto imortalizado por Túlio Maravilha na chegada ao Rio, com direito a um inusitado "adoro o Flamengo". Além, é claro, das provocações aos atleticanos. Partindo dos próprios campeões.
Nos jogos do Brasileiro, além da "ajuda" do Flamengo ao Botafogo, também viralizaram uma lei do ex ao contrário da vitória do Grêmio sobre o São Paulo, Arias indo de vilão a herói no Fluminense e a festa do Nordeste com uma inédita participação quíntupla na Série A de 2025.
O dia 30 de novembro de 2024 nunca sairá da memória dos botafoguenses. O dia da alegria. Da redenção. Do maior título da história do clube. A conquista da Libertadores, obviamente, também foi muito festejada nas redes. Afinal, mais do que nunca, "é tempo de Botafogo".
Na chegada da delegação campeã da Libertadores ao Rio de Janeiro, o dono da SAF do Botafogo, John Textor, repetiu o gesto imortalizado pelo atacante Túlio, no desembarque após o título do Campeonato Brasileiro de 1995, aparecendo na janela do avião com uma bandeira do clube.
Gesto, agora, também histórico.
Artilheiro da Libertadores, com 10 gols, Júnior Santos deu o ponto final da decisão ao marcar o terceiro gol do Botafogo na vitória por 3 a 1 o Atlético-MG. Nas redes, muitos lembraram da mudança na vida do atacante, que há dez anos era ajudante de pedreiro, em Salvador.
Eleito o craque da Libertadores, Luiz Henrique desequilibrou na decisão ao marcar o primeiro gol e sofrer o pênalti que culminou no segundo do Botafogo.
+ Quem sai e quem fica em 2025 no Botafogo? Luiz Henrique, Almada e Adryelson comentam futuro
Atuação digna de quebrar qualquer "maldição". Como as dos que dizem que tocar na taça antes da decisão não traz boa sorte. Ou a de que jogar uma final com o padrão reserva dá azar.
Outro nome da conquista do Botafogo, o técnico português Artur Jorge foi bastante elogiado nas redes por não mexer no time, mesmo após a expulsão do volante Gregore com 40 segundos de jogo.
E também pela comemoração do título, com direito a "atropelamento" de Luiz Henrique ?
Para aumentar a carga de dramaticidade da final, o título veio mesmo com o Botafogo jogando praticamente toda a partida com um jogador a menos, após a expulsão do volante Gregore logo aos 40 segundos do primeiro tempo.
Com a taça conquistada, até o cartão vermelho instantâneo virou brincadeira nas redes.
Faz parte do futebol. Após uma decisão, enquanto um lado comemora o título o outro é zoado. E após a final da Libertadores, as provocações ao Atlético-MG vieram de todos os lados. Desde os jogadores do Botafogo, passando pelo eterno rival Cruzeiro e, claro, ganhando força entre os torcedores.
Na próxima quarta-feira, só o Botafogo tem chance de ser campeão brasileiro antecipadamente na penúltima rodada. Para isso, precisa vencer o Internacional em Porto Alegre e torcer por um tropeço do Palmeiras contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Vem mais festa por ai?
Pelo Brasileiro, cumprindo tabela no Maracanã, o Flamengo venceu o Internacional por 3 a 2, com dois gols do atacante Michael. O que fez a torcida rubro-negra lembrar de uma velha brincadeira com o xodó rubro-negro. Afinal, "quando ele tá feio, esquece" ?
O resultado encerrou uma invencibilidade de 16 jogos do Internacional e tirou qualquer chance do Colorado de ainda sonhar com o título brasileiro. O que terminou por ajudar....o Botafogo, que enfrenta o time gaúcho, quarta-feira, no Beira-Rio.
Em Porto Alegre, o Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1 e praticamente sacramentou a permanência na Série A em 2025, diminuindo para ínfima a ameaça de rebaixamento.
Quem já afastou matematicamente qualquer risco de queda foi o Vitória, que venceu o Fortaleza por 2 a 0, no Barradão, e chegou aos 45 pontos, não podendo ser mais alcançado pelo Criciúma (17º colocado). O resultado também acabou com qualquer chance de título do Fortaleza.
Assim, o Nordeste terá, pela primeira vez na era dos pontos corridos, cinco representantes em 2025: Fortaleza, Bahia, Vitória, Ceará e Sport (os dois últimos subiram da Série B).
Em confronto direto contra o rebaixamento, Athletico-PR e Fluminense ficaram no empate por 1 a 1, na Liga Arena. Resultado que não foi bom para nenhum dos times, mas que poderia ser ainda pior para o tricolor carioca, que saiu atrás e viu Arias perder um pênalti no primeiro tempo.
O colombiano, no entanto, se redimiu na etapa final, marcando um golaço e pedindo desculpas à torcida.
Partida que teve ainda um lance inusitado, com Nikão derrubando o árbitro Raphael Claus, aos 30 minutos do primeiro tempo. Falta no árbitro, pode Arnaldo? ?
Em Bragança Paulista, o Cruzeiro empatou mais uma sob o comando do técnico Fernando Diniz ao ficar no 1 a 1 com o Bragantino, que segue na zona de rebaixamento. O gol do Braga saiu em um chute de Eduardo Sasha que dividiu opinião nas redes. Afinal, o Cássio falhou no lance?
No sábado, o Corinthians conseguiu a sua sétima vitória seguida no Brasileiro ao bater, fora de casa, o Criciúma por 4 a 2, após estar perdendo por 2 a 0. O que gerou algumas provocações ao Tigre catarinense nas redes sociais do clube paulista.
Ainda no sábado, o Vasco entrou em campo para enfrentar o lanterna e já rebaixado Atlético-GO e após estar perdendo por 2 a 0, foi buscar o empate por 2 a 2 aos 47 minutos do segundo tempo.
Não o suficiente para aliviar a bronca da torcida com o time, que nos últimos três anos viu os três rivais locais conquistarem a Libertadores. Flamengo, em 2022, Fluminense, em 2023, e Botafogo, em 2024.
Por Ge



