SEGURANÇA

Polícia Civil de Palmas irá intensificar trabalhos para combater crimes eleitorais

Principais denúncias que estão sob apuração se referem a compra de votos. Delegados alertam que venda também é crime.
19 de setembro de 2024
Compartilhe

A Polícia Civil de Palmas, Sul do Paraná, irá intensificar seu trabalho de fiscalização e investigação de crimes eleitorais, a partir do aumento de denúncias que têm sido apresentadas à Delegacia da Comarca. O assunto foi tema de entrevista da Rádio Club com os delegados Alini Simadon e Kelvin Bressan nesta quarta-feira (18).

As principais denúncias que estão sob apuração da Polícia Civil de Palmas se referem a compra de votos nas suas mais diversas formas. Porém, os delegados chamam atenção que a venda do voto também é um crime eleitoral, cujo eleitor pode ser penalizado, podendo chegar a quatro anos de prisão.

Para o combate à corrupção eleitoral, a Polícia reforça a importância da participação da comunidade, por meio de denúncias efetivas e embasadas. Por isso, a orientação é que ao perceber situações de crimes eleitorais, que sejam registradas fotos e vídeos, a fim de dar suporte ao trabalho de investigação.

Outro ponto destacado na entrevista se refere à denúncias falsas, que também são comuns nesta época, e que têm a finalidade de desgastar a imagem de adversários políticos. A Polícia Civil alerta que toda a qualquer denúncia que chega à Delegacia é investigada e sendo constatada que se trata de informação falsa, o denunciante pode ser punido por falsa comunicação de crime.

Entre os canais que a comunidade possui para encaminhar denúncias de crimes eleitorais estão o disque denúncia, pelo número 181

 

Por RBJ

Leia também