Na quadra ou na areia, a quinta-feira (8) será um dia decisivo para as pretensões do vôlei feminino brasileiro, em duas semifinais que definirão se a seleção e a dupla formada por Duda e Ana Patrícia lutarão por ouro ou bronze. Mas antes, de madrugada, será conhecida a medalhista de ouro nas águas pouco confiáveis do Sena. Ana Marcela Cunha, que subiu ao lugar mais alto do pódio em Tóquio 2020, e Viviane Jungblut disputarão a prova de maratona aquática.
Outro medalhista de ouro tentará subir ao pódio pela quinta vez em sua carreira. Isaquias Queiroz vai em busca de medalha no C2-500, ao lado de Jacky Godmann. Não é sua prova principal ou mais forte, mas Isaquias é sempre promessa de muita luta e emoção.
Porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da atual edição dos Jogos, Isaquias tem quatro pódios no currículo: ouro no C1 1000 em Tóquio, prata no C1 1000 e no C2 1000 e bronze no C1 200 na Rio 2016. Em Paris, vai fazer as provas de C1 1000m e C2 500m e já brincou sobre a disputa com a ginasta Rebeca Andrade pelo recorde de medalhas. Rebeca saiu dos Jogos somando seis pódios na carreira. Com quatro medalhas e duas provas pela frente, o canoísta quer empatar com a ginasta.
- Eu sigo em busca das minhas duas medalhas, de chegar à sexta medalha olímpica - disse.
Na manhã desta quinta, ele pode conquistar a quinta medalha em dupla com Jacky Godmann no C2 500. Os dois fazem a semifinal às 6h20 e, se passarem, disputam a final às 8h20, tudo com transmissão da Globo e do sportv e acompanhamento em tempo real no ge. As semifinais e a final do C1 1000 serão na sexta.
Atual campeã olímpica da maratona aquática e primeira mulher a conquistar uma medalha na natação para o Brasil, Ana Marcela Cunha mergulhará no Rio Sena às 2h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira. A brasileira vai defender o ouro na prova de 10km, centro de uma grande polêmica olímpica: a qualidade da água do Sena. O treino de familiarização da maratona aquática programado para terça-feira no rio, por exemplo, foi cancelado por causa da má qualidade da água. A maratona aquática será transmitida pela Globo e pelo sportv2, com acompanhamento em tempo real pelo ge.
A seleção feminina de vôlei foi prata nas Olimpíadas de Tóquio 2020, quando perdeu a final para os Estados Unidos. Desta vez, as duas equipes se enfrentam em Paris na semifinal, e o Brasil quer dar o troco às 11h, com transmissão de Globo e sportv2 e transmissão em tempo real pelo ge. A seleção chegou nesta fase sem perder um set sequer, e a busca é pelo alto do pódio.
– Viemos aqui para buscar o ouro. Qualquer resultado menor que esse será uma frustração muito grande - disse a ponteira Gabi depois da vitória sobre a República Dominicana nas quartas de final.
O vôlei de praia também vai disputar a semifinal. Primeiras colocadas no ranking mundial, Duda e Ana Patrícia enfrentam as australianas Mariafe e Clancy às 16h e tentam confirmar o favoritismo. Globo e sportv2 transmitem e o ge acompanha em tempo real.
"O Brasil tem uma atleta favorita ao pódio nesta quinta-feira, Ana Marcela Cunha nas águas abertas. Mas há muitas outras chances com atletas que estão entre os candidatos para a medalha.
Ana Marcela Cunha é a atual campeã olímpica, mas teve um ciclo de altos e baixos, com lesões e troca de técnico. Ela não chega favorita ao ouro, mas com certeza é uma das três favoritas ao pódio. Na última etapa da Copa do Mundo que disputou, há dois meses, saiu com o título. Na mesma prova, Viviane Junglbut briga por fora. Não está entre as favoritas, mas a prata em uma etapa da Copa do Mundo empolgou na reta final da preparação.
Há ainda varias chances com atletas que estão no grupo dos que podem surpreender. Não são nem favoritos, nem fortes candidatos, mas é bom ficar de olho porque pode pintar uma medalha surpresa. São os casos de Maria Clara Pacheco, medalha de bronze no Mundial de 2023 no taekwondo, e Edival Pontes, que também já foi ao pódio em Mundiais da modalidade.
No lançamento do dardo, Luiz Maurício precisa melhorar cerca de dois metros sua melhor marca da vida, feita na classificação em Paris, para brigar pelo pódio. É difícil, mas não impossível. No C2 500m da canoagem, Isaquias e Jacky correm por fora, longe do favoritismo. Precisam se apresentar bem melhor do que nas quartas de final. Por fim, na Fórmula Kite, Bruno Lobo está em sétimo e pode surpreender nas últimas regatas."
Maratona Aquática
Assista ao vivo pela Globo e pelo sportv2. Acompanhe as disputas das brasileiras aqui, em tempo real pelo ge.
2h30 - Final - feminina - 10km - Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut.
Taekwondo
Assista flashes na Globo e pela sportv. Acompanhe as disputas do brasileiro e da brasileira aqui, em tempo real pelo ge.
* Conforme os atletas avancem de fase, participarão de outras disputas ao longo do dia:
Ginástica Rítmica
Assista ao vivo pela pelo sportv3. Acompanhe as disputas das brasileiras aqui, em tempo real pelo ge.
Atletismo
Assista ao vivo pela Globo e pelo sportv2. Acompanhe as disputas das brasileiras e dos brasileiros aqui, em tempo real pelo ge.
Assista ao vivo pela Globo e pelo sportv. Acompanhe a disputa do brasileiro aqui, em tempo real pelo ge.
Canoagem de velocidade
Assista ao vivo pela Globo e pelo sportv. Acompanhe a disputa da brasileira e dos brasileiros aqui, em tempo real pelo ge.
Vela
Wrestling
Assista flashes na sportv3. Acompanhe as disputas da brasileira aqui, em tempo real pelo ge.
Pentatlo moderno
9h30 - Esgrima feminino - Rodada classificação - Isabella Abreu
Vôlei
Assista ao vivo pela Globo e pelo sportv2. Acompanhe a disputa da equipe brasileira aqui, em tempo real pelo ge.
Vôlei de praia
Assista ao vivo pela Globo e pelo sportv2. Acompanhe a disputa da dupla brasileira aqui, em tempo real pelo ge.
Por GE



