OLIMPÍADAS

Brasil com chances de pódio no judô, canoagem, ciclismo e triatlo no 5º dia; veja análise

Quarta-feira não tem brasileiros favoritos ao pódio, mas muitos estão entre os candidatos e no grupo dos que podem surpreender; destaque para ciclismo, canoagem slalom e triatlo, que buscam 1º pódio
31 de julho de 2024
Compartilhe

O quinto dia de competições das Olimpíadas de Paris pode trazer para o Brasil medalha em esportes que jamais foram ao pódio, como canoagem slalom, triatlo e ciclismo BMX Freestyle. O Brasil não é favorito em nenhuma dessas provas, mas está na lista de candidatos. Além desses esportes, o país pode subir ao pódio também no judô.

A maior chances do dia é com Ana Sátila na canoagem slalom. Depois do quarto lugar no K1 (caiaque para uma pessoa), ela busca o pódio no C1 (Canoa para uma pessoa). Na teoria, ela é melhor no C1 do que no K1, o que deixa uma esperança grande de pódio. Ela é segunda do ranking mundial e foi quinta no Campeonato Mundial do ano passado, competição mais importante de 2023. Não é favorita, mas candidata ao pódio.

No ciclismo BMX Freestyle, Gustavo Balaloka passou para a final com a oitava melhor média. Ele está longe do favoritismo, mas vai brigar "por fora" pelas medalhas. Para ir ao pódio, precisa passar dos 90 pontos, algo difícil, mas não impossível.

O triatlo finalmente será realizado e o Brasil tem um atleta candidato ao pódio. Miguel Hidalgo, oitavo colocado no evento-teste em 2023 e sexto colocado no Campeonato Mundial de 2023, está entre os grandes. Ainda não tem velocidade para, no sprint final, brigar pela medalha. Mas, dependendo da estratégia feita, pode chegar nos últimos metros com uma distância para os favoritos. Será uma prova muito estratégica.

Por fim, o judô tem uma chance com Rafael Macedo. Ele não está entre os favoritos ao pódio, mas sim na lista daqueles que podem surpreender. Não é cabeça-de-chave e pegou um sorteio dificílimo, em que precisará vencer um medalhista olímpico se quiser chegar nas quartas de final.

Por GE 

 

Leia também