ESPORTES

Análise: Corinthians mostra repertório, deixa o Z-4 e dá sinais de recuperação com Ramón Díaz

Técnico argentino muda esquema tático, promove estreia de zagueiro e consegue encerrar tabus negativos de uma equipe que apresenta indícios de que pode evoluir na sequência do Brasileirão
22 de julho de 2024
Compartilhe

Uma das maiores cobranças do Corinthians em sua versão 2024 era sobre ter repertório, fugir do óbvio e competir de igual para igual. Em sua segunda partida no comando do clube, o técnico Ramón Díaz deu uma amostra de que essa palavra fará parte do seu dicionário.

Na vitória contra o Bahia, no domingo, fora de casa, o argentino promoveu a estreia de André Ramalho e escalou um time com três zagueiros, com uma linha de quatro jogadores no meio e três peças na frente. Marcação, mobilidade e intensidade parecem as marcas iniciais do trabalho do argentino.

O Corinthians havia jogado com três zagueiros pela última vez na derrota para o Flamengo, no Maracanã, pela sexta rodada da competição. O grande ponto é a forma como isso foi executado.

A vitória é significativa levando em consideração os tabus negativos que foram quebrados: o Timão venceu a primeira como visitante na atual edição do Brasileirão, conseguiu dois triunfos seguidos na competição depois de quase dois anos e não sofreu gol depois de 11 rodadas sendo vazado.

Ainda é pouco para um time do tamanho do Corinthians, mas são sinais de que tem margem para evoluir e mudar a perspectiva dentro do campeonato, que até aqui foi limitar-se a evitar o rebaixamento.

O Corinthians entra em campo na quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Grêmio, na Neo Química Arena, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

 

Tudo sob controle

 

Corinthians iniciou o jogo tentando controlar o Bahia e evitar a pressão inicial dos donos da casa. A formação com três zagueiros deixou a equipe mais solta e com uma marcação forte, com uma linha de quatro à frente dos defensores. Matheuzinho, Alex Santana, Ryan e Hugo protegiam ainda mais a defesa, com Garro, Romero e Yuri alternando posições na recomposição.

O Bahia assustou em chegada após erro de saída de bola de Alex Santana, mas Thaciano errou a finalização. Aos poucos, o Timão passou a chegar mais ao ataque e levar perigo. Yuri Alberto, duas vezes, se atrapalhou na frente depois de receber bons passes de Garro e Romero.

André Ramalho, Félix Torres e Cacá fizeram bom primeiro tempo. O camisa 5, em seu primeiro jogo como profissional no Brasil, não sentiu os mais de dois meses sem entrar em campo. A impressão inicial é das mais positivas.

O Corinthians liderou apenas dois quesitos no primeiro tempo: desarmes e finalizações.

E foi por meio das duas ações que saiu à frente no placar. Alex Santana roubou a bola na defesa e deu passe rápido para Yuri Alberto, que serviu Romero. O paraguaio entrou dentro da área, cortou o zagueiro e marcou um golaço.

Romero vivia jejum de três meses sem marcar até a chegada de Ramón Díaz. Em dois jogos com o treinador, são dois gols. O papel de liderança do paraguaio tem ajudado o treinador em suas propostas de alternar o modelo de jogo do Corinthians.

Pressão suportada

 

Assim como no primeiro tempo, o Corinthians voltou do intervalo com a clara missão de segurar a pressão do Bahia. A estratégia surtiu menos efeito, e o time sofreu mais as investidas dos donos da casa. Hugo Souza brilhou em grande defesa depois de arremate de Everton Ribeiro dentro da área.

O Timão passou a tentar os contra-ataques. Yuri Alberto e Romero, municiados por Garro, encontraram dificuldade parar acertar o último passe e a finalização ao gol. Enquanto isso, Ramón Díaz tirou o amarelado Ryan para a entrada de Breno Bidon.

Consistente defensivamente, o Corinthians deixou o Bahia com a bola e apostou nos erros do adversário. Ramón Díaz promoveu outras três mudanças: Garro, Hugo e Romero deixaram o campo para as entradas de Giovane, Matheus Bidu e Wesley.

O Corinthians conseguiu segurar a pressão e passar um jogo sem sofrer gol depois de 11 rodadas no Brasileirão. Da sexta até a 17ª rodada, a defesa do Timão levou 20 gols. No domingo, conseguiu passar ilesa e ajudar a garantir a primeira vitória como visitante na competição.

Por GE 

 

Leia também