CLIMA

Inverno será seco e frio, com geadas e nevoeiros no Paraná, diz Simepar

Volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade, segundo meteorologista. Serão frequentes episódios de frio intenso por vários dias consecutivos.
21 de junho de 2022
Compartilhe

O inverno começa às 6h14 desta terça-feira (21) e termina às 22h04 do dia 22 de setembro. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação será seca e fria, com geadas e nevoeiros no estado.

O cenário climático sugere que o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade.

 

"Nesta época do ano, os eventos de chuva são associados à passagem de frentes frias, geralmente com baixos volumes", explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

 

O meteorologista afirma que a temperatura média deve seguir o padrão típico da estação. Serão frequentes episódios de frio intenso por vários dias consecutivos.

Temperaturas negativas e geadas amplas podem ocorrer nas regiões: sul, sudoeste, central, Campos Gerais e em alguns pontos do oeste e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Também são esperados alguns períodos de tempo seco e quente, mais comuns a partir da segunda quinzena de agosto.

Além disso, o Simepar afirma que neste inverno o prognóstico dos modelos climáticos dinâmicos e estatísticos indica a permanência do fenômeno La Niña, de intensidade oscilando entre fraca e moderada, com probabilidade de 50%.

 

 

"A expectativa é de ingresso frequente de massas de ar frio e seco de origem polar, associadas ao deslocamento de frentes frias pelo Sul do país", diz Kneib.

Agrometeorologia

 

De acordo com a agrometeorologista Heverly Morais, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a colheita da maior parte do milho segunda safra pode ter perda de produtividade devido a vários fatores como a má distribuição das chuvas ao longo do ciclo da cultura, geadas em lavouras suscetíveis, baixa luminosidade e ataque de pragas.

A produtividade do café deve ficar abaixo da normalidade em função da grande quantidade de grãos miúdos em consequência das altas temperaturas e da seca durante o verão.

Segundo Heverly, espera-se o desenvolvimento normal dos cereais de inverno, como trigo, aveia e cevada, favorecido pelas condições meteorológicas.

 

"A única preocupação é com eventuais geadas nas fases de florescimento e espigamento das lavouras", diz ela.

Em caso de geada prevista, o IDR Paraná orienta os agricultores a adotar medidas de prevenção ou reduzção de danos às culturas sensíveis a baixas temperaturas.

Recomenda-se o cuidado com as lavouras de café de até dois anos, hortaliças, mudas de frutíferas tropicais recém-plantadas e viveiros de plantas sensíveis.

Entre as opções de proteção aplicáveis, conforme a cultura, estão aquecimento, irrigação e cobertura das mudas. As granjas de aves e suínos devem ser aquecidas.

 

Alerta

 

Até o final do inverno, o Simepar emite as previsões de geadas para todas as regiões por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte – com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

Os avisos são lançados no serviço "Alerta Geada", mantido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural-IDR Paraná e disponível nos seguintes canais:

 

  • aplicativo Telegram Canal Alerta Geada Paraná;
  • aplicativo "Iapar Clima";
  • Disque Geada (43) 3391-4500;
  • sites do IDR-Paraná: www.idrparana.pr.gov.br e Simepar: www.simepar.br;
  • redes sociais: @idrparana.

 

Por g1 PR — Curitiba

Leia também