A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da cobrança da tarifa básica de pedágio nas praças de pedágio do lote 1 de concessão, que corresponde a trechos da BR-277/373/376/476 e PR-418/423/427.
A autorização foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (12).
A concessionária Via Araucária, responsável pelo lote, iniciará a cobrança de pedágio no dia 23 de março, 10 dias contados a partir da autorização, de acordo com a ANTT.
Pela tabela, motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas são isentas da tarifa.
Pedágio no Paraná: ANTT divulga valores das tarifas do lote 2
Confira os valores divulgados abaixo:
1. Carros, caminhonetes e furgões:
2. Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão (2 eixos):
3. Automóvel e caminhonete com semirreboque (3 eixos):
4. Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus (3 eixos):
5. Automóvel e caminhonete com reboque (4 eixos):
6. Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (4 eixos):
7. Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (5 eixos):
8. Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (6 eixos):
9. Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (7 eixos):
10. Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (8 eixos):
Segundo a ANTT, a Via Araucária solicitou em 20 de fevereiro a vistoria para atestar a capacidade de operação, reajuste e início da cobrança de pedágio nas praças.
Com o pedido, as Comissões de Acompanhamento e Fiscalização dos Trabalhos Iniciais dos contratos realizaram as vistorias nas rodovias. Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, foram verificadas as estruturas físicas e praças de pedágio do Lote 1.
Conforme a ANTT, a análise presencial e documental atestou que a concessionária atende ao contrato e ao Plano de Exploração Rodoviária da concessão, por isso foi aprovado o início das operações das praças.
Durante a vistoria, a agência informou que foram verificados itens considerados essenciais para a operação das praças de pedágio, como a integração com o Centro de Controle Operacional (CCO), Sistema de Controle de Velocidade (SCV), Serviço de Inspeção de Tráfego (SIT), entre outros, conforme previsto no contrato e no Plano de Exploração Rodoviária (PER).