POLÍCIAL

PF cumpre mais de 100 mandados em operação contra grupo com atuação no transporte de cigarros contrabandeados no PR

Operação foi deflagrada nesta quinta (9) em sete cidades paranaenses, além de Balneário Camboriú (BC). PF afirma que grupo movimentou quase 750.000 maços de cigarro em uma noite.
09 de junho de 2022
Compartilhe

A Polícia Federal cumpre 163 mandados judiciais na manhã desta quinta-feira (9) depois de deflagrar uma operação com o objetivo de combater uma organização criminosa com atuação no transporte de cigarros contrabandeados na região de Guaíra, no oeste do Paraná, na fronteira com o Paraguai.

São 96 ordens judiciais de busca e apreensão e 66 de prisão preventiva.

Cerca de 400 policiais cumprem as medidas em Guaíra, Terra Roxa, Iporã, Francisco Alves, Umuarama, Cafezal do Sul, Altônia e também no município catarinense de Balneário Camboriú.

Segundo a PF, o grupo chegou a movimentar até 750.000 maços de cigarros em uma noite.

Também foi determinado o sequestro de 31 bens e imóveis e o bloqueio de contas em nome dos chefes do grupo, informou a polícia.

 

Investigação

 

Ao longo dos sete meses de investigação da Operação Capital, conforme a polícia, foi identificado que a organização conta com pelo menos 100 integrantes, sendo que a maior parte era de pessoas responsáveis por alertar o grupo sobre a movimentação policial na região.

No período, a PF conseguiu identificar os "olheiros", além dos líderes, pilotos e outros participantes da logística da organização.

Ainda conforme a polícia, o grupo contou com a participação de policiais militares da região. Eles recebiam propina para facilitar as atividades fornecendo informações sobre operação policiais e também dando cobertura à ação dos suspeitos.

O g1 tenta contato com a Polícia Militar (PM).

Os investigados vão responder por contrabando, participação em organização criminosa e corrupção ativa e passiva. As penas, somadas, podem passar dos 25 anos de prisão.

 

Por g1 PR

Leia também