GERAL

Oito inquéritos sobre desaparecimento de crianças estão em aberto há mais de 30 anos no Paraná

Desaparecimentos, sem solução, ocorreram na mesma época do sumiço de Leandro Bossi e Evandro Ramos Caetano. Tecnologia mostra como crianças desaparecidas estariam nos dias atuais; veja imagens.
22 de dezembro de 2023
Compartilhe

Oito inquéritos sobre desaparecimentos de crianças, ocorridos nos anos 90, estão abertos há mais de 30 anos no Paraná, de acordo com o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil (PC-PR).

Esses sumiços foram registrados na década em que Leandro Bossi e Evandro Ramos Caetano desapareceram em Guaratuba, no litoral do estado. Casos que ganharam repercussão nacional - as crianças foram mortas, e não se sabe quem foi o autor dos assassinatos.

  • Três desaparecimentos anos 80;
  • Oito desaparecimentos nos anos 90;
  • 14 desaparecimentos nos anos 2000.

 

De acordo com a delegada Eliete Aparecida Kovalhuk, os casos não são abandonados, ou seja, todos que estão em aberto, continuam sendo investigados.

"A cada pista que aparece, a cada indício que é comunicado aqui, fazemos as diligências necessárias pra tentar apurar ou descartar, o que muitas vezes acontece [...] A equipe prontamente faz as investigações pra poder apurar a veracidade e essas questões, apesar de haver aí 25 casos em aberto, todas as diligências são sempre feitas assim que chegam as pistas", disse.

Na tentativa de se avançar na investigação e chegar a informações que levem à solução dos desaparecimentos, a polícia utiliza uma tecnologia que simula como estariam hoje as crianças desaparecidas.

É a chamada Progressão de Idade Digital.

 

Por G1 PR

Leia também