GERAL

Polícia Federal resgata trabalhadores em situação de escravidão em General Carneiro e Água Doce

Trabalhadores, naturais dos estados do Maranhão, Pernambuco e Goiás, faziam a colheita de batatas em uma fazenda.
16 de junho de 2023
Compartilhe

Uma operação da Gerência Regional do Trabalho de Ponta Grossa e da Polícia Federal de Chapecó deflagrada nesta semana, resgatou trabalhadores em situação análoga à escravidão nos municípios de General Carneiro e Água Doce.

Três trabalhadores, naturais dos estados do Maranhão, Pernambuco e Goiás, faziam a colheita de batatas em uma fazenda. Eles atuavam sem equipamentos de proteção, nem condições dignas de trabalho, segundo a Polícia Federal.

Eles trabalhavam descalços e com as próprias roupas, mesmo nos últimos dias, em que as temperaturas chegaram a níveis bastante baixos na região. As condições degradantes de trabalho foram constatadas também pela jornada exaustiva, que perdurava das 5h às 18h.

A operação ainda identificou que os alojamentos disponibilizados aos trabalhadores possuíam diversas irregularidades, como chuveiro elétrico sem funcionamento e colchões direto no piso.

Publicidade

A PF informou que, após o flagrante, os três trabalhadores retornaram aos seus estados de origem mediante emissão das passagens rodoviárias custeadas pelo empregador.

Foram identificados também nove trabalhadores sem registro em carteira de trabalho, além de dois adolescentes em situação de trabalho infantil. Os empregadores responderão pelo crime de redução a condição análoga à de escravo, previsto no artigo 149 do Código Penal.

 

Por RBJ

Leia também