ESPORTES

Santos embala em momento decisivo para a sequência do ano

Após golear Cuiabá, Peixe conquista terceira vitória seguida, elimina Coritiba e ganha moral para os próximos desafios; time segue vivo em três competições
13 de maio de 2022
Compartilhe

O Santos teve mais uma atuação convincente na vitória contra o Coritiba por 3 a 0, na noite da última quinta-feira, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Além de garantir a classificação para as oitavas de final, o Peixe embala em um momento decisivo para as pretensões do time na temporada.

Quando olhou a tabela de maio, o técnico Fabián Bustos sabia que teria muito trabalho a fazer. Após uma campanha decepcionante no Campeonato Paulista, o Santos precisava dar uma resposta nas três competições restantes: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Depois de um início tímido, com uma derrota para o Banfield, na Sul-Americana, e um empate contra o Fluminense, no Brasileirão, a equipe começou a ganhar um padrão de jogo e encorpar nas três frentes.

A classificação contra o Coritiba garantiu mais do que R$ 3 milhões em premiação ao Santos. O Peixe conquistou, pela primeira vez no ano, a terceira vitória consecutiva. Chegou a esse resultado sem sofrer pressão, sendo dominante dentro da Vila Belmiro, ditando o ritmo do jogo.

O momento dá confiança para o time seguir com o bom mês de maio. A equipe está em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, somente dois pontos atrás do Corinthians. Além disso, defende só das próprias forças para avançar na Copa Sul-Americana.

O próximo desafio será fora de casa, contra o Goiás, pelo Brasileirão. Porém, o mais importante vem a seguir. A partida contra o Unión na La Calera, na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, é a chance de encaminhar a vaga, também, na competição continental.

Ainda existem ajustes a serem feitos, claro. Ricardo Goulart, por exemplo, precisa encontrar o seu lugar em campo. Contra o Coritiba, foi mais participativo do que em outros jogos. Porém, ainda existe um espaço para o camisa 10 crescer dentro do elenco.

Gol de Marcos Leonardo em Santos x Coritiba — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Gol de Marcos Leonardo em Santos x Coritiba — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Bustos também precisa continuar com o trabalho de recuperar atletas que estavam em baixa no grupo. Emiliano Velázquez substituiu Maicon e teve grandes partidas contra Cuiabá e Coritiba. Sandry e Camacho estão voltando a entrar mais vezes e tendo atuações regulares. Após um longo período sem ser relacionado, Rwan Seco marcou dois gols em três partidas. Felipe Jonatan ainda busca, assim como Goulart, encontrar seu caminho dentro do Santos.

Mas, no fim das contas, o saldo é cada vez mais positivo para Bustos e o elenco do Santos que, aos poucos, deixa de ser um time que apenas lutaria pela permanência na Série A do Brasileirão, para sonhar com algo a mais na temporada.

 

Por Bruno Gutierrez — Santos, SP

Leia também