GERAL

Dois caças da Força Aérea são transportados pelas ruas até aeroporto em SC;

Aeronaves chegaram ao Brasil pelo porto de Navegantes e foram levadas ao terminal aéreo da cidade. Na cidade catarinense, aviões F-39E Gripen vão receber assentos injetáveis e kit de sobrevivência.
09 de maio de 2023
Compartilhe

Dois caças da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram de navio a Navegantes, município do Litoral Norte de Santa Catarina. Esses aviões passaram o fim de semana no aeroporto da cidade e seguiam no local até segunda-feira (8), sem data para decolagem.

As aeronaves chegaram de navio ao porto de Navegantes na sexta-feira (5), vindas da Suécia. O modelo dos caças é o F-39E Gripen, informou a FA

Na madrugada de sábado (6), os aviões foram transportados do porto ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, também em Navegantes, pelas ruas da cidade. A distância entre os dois locais é de menos de 3 quilômetros.

O transporte, em que o caça é rebocado por um caminhão, atraiu curiosos, mesmo ocorrendo de madrugada (assista ao vídeo acima). Participaram da operação representantes da FAB, Polícia Militar de Santa Catarina, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Polícia Civil, prefeitura e Receita Federal.

No aeroporto de Navegantes, os caças foram estacionados no hangar. No fim de semana e na segunda, os aviões passaram por procedimentos técnicos e receberam a instalação dos assentos ejetáveis e kit de sobrevivência, segundo a FAB.

Além disso, foram preparados para o abastecimento e acionamento em solo. Esse trabalho continua e não há previsão de quando os aviões devem deixar Santa Catarina.

De acordo com a FAB, os aviões foram adquiridos para ampliar a frota e a capacidade de defesa do espaço aéreo do país e das fronteiras.

A Força Aérea declarou que o Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. O novo caça será utilizado também pela Força Aérea Suécia, como o vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações.

 

Por G1 SC

Leia também