SEGURANÇA

Polícia Civil de Palmas emite nota a respeito de mensagens mentirosas sobre ataques a instituições

A Polícia Civil de Palmas, Sul do Paraná, emitiu uma nota informativa, com a finalidade de tranquilizar a população
13 de abril de 2023
Compartilhe

A Polícia Civil de Palmas, Sul do Paraná, emitiu uma nota informativa, com a finalidade de tranquilizar a população da Comarca, diante de inúmeras mensagens e fotos mentirosas que estão sendo compartilhadas pelas redes sociais.

O documento, assinado pelos delegados Alini Simadon e Kelvin Bressan, afirma que não existem evidências concretas de planejamento de um ataque a estabelecimentos de ensino locais ou na região.

Pontuam os delegados que imagens, vídeos e mensagens noticiando possíveis ataques são elaboradas com a finalidade de causar pânico social e aumentar a sensação de insegurança. O pedido é que a comunidade não compartilhe esse tipo de material, ação que pode, inclusive, configurar a contravenção penal.

Outra orientação é que os pais e responsáveis monitorem o que crianças e adolescentes estão acessando e compartilhando na Internet, bem como quais redes sociais utilizam e seus perfis. Também recomenda-se criar o hábito de sempre verificar o que crianças e adolescentes guardam em seus armários e gavetas e o que carregam na mochila.

 

A Polícia Civil reforça que, em parceria com a Polícia Militar, segue vigilante para agir de forma rápida e efetiva em caso de ameaças reais ao ambiente escolar. A corporação pede ainda que, em caso de recebimento de alguma mensagem ou informação, que o material seja encaminhado imediatamente para o WhatsApp da Delegacia (46 3262-3787), ou que seja mantido contato com a Polícia Militar (190) ou com o disque-denúncia 181.

Se a ameaça de ataque for publicada em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), a orientação é que sejam tirados print’s que permitam identificar o perfil responsável pelo compartilhamento.

 

Por RBJ

Leia também