GERAL

Governo do Paraná entrega primeira etapa de restauração da PRC-280

Ato contou com a presença do governador Ratinho Junior, do vice, secretários de estado, deputados e prefeitos da região.
31 de março de 2023
Compartilhe

O governo do Paraná realizou nesta quinta-feira (30), a entrega da restauração da PRC-280, entre Palmas e o Trevo do Horizonte. O ato, com a presença do governador Ratinho Junior, do vice-governador Darci Piana, secretários de estado, deputados e prefeitos da região, foi realizado no Trevo da Codapar.

As obras de restauração da PRC-280 tiveram inicio em novembro de 2021. O trecho de, aproximadamente, 60 quilômetros foi refeito totalmente com pavimento rígido, pelo método whitetopping, que consiste no recapeamento de pavimentos asfálticos com concreto de cimento.De acordo com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), a solução foi escolhida pela sua durabilidade e resistência, dadas as demandas do setor produtivo da região para o escoamento das produções industriais e agrícolas.

Em seu discurso, o governador Ratinho Junior relembrou a trajetória de Jayme Canet Junior, governador entre 1975 e 1979, período em que a rodovia recebeu a sua primeira pavimentação asfáltica, obra que durou mais de 40 anos. Ratinho manifestou sua alegria me poder “reconstruir” parte da história da região, entregando a primeira etapa da restauração.

 

Na ocasião, o governador também realizou um ato simbólico, de lançamento da licitação para as obras entre Palmas e Clevelândia. São 45 quilômetros entre o Trevo da Codapar até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Serão contempladas as faixas de rolamento eacostamentos em todo este trecho. A obra utilizará a mesma técnica empregada na restauração entre Palmas e a BR-153.

A licitação acontece na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), em que uma mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra.

Empresas interessadas devem estudar o edital e todos os anexos disponíveis para elaborar suas propostas, que deverão ser cadastradas no portal de Compras do governo federal, o compras.gov, para participar da sessão de disputa de preços, marcada para as 14h do dia 4 de julho de 2023.

 

Por RBJ

Leia também