EDUCAÇÃO

Servidores do Instituto Federal de Palmas entrarão em greve na próxima semana

Movimento tem inicio na segunda-feira (25) e cobra reajuste salarial e reestruturação de plano de carreira.
22 de março de 2024
Compartilhe

Professores e técnicos administrativos do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira (25). Recomposição salarial e reestruturação dos planos de carreira estão entre as pautas de reivindicação.

A decisão pela greve ocorreu por meio de votação conduzida pelo Sindiedutec (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná) e divulgada na terça-feira (19). Dos 455 votantes, 83,3% manifestaram-se a favor da greve, 14,3% contra e 2,4% se abstiveram.

Foram aprovadas como pautas do movimento, a inclusão de orçamento para recomposição salarial dos servidores ainda neste ano; reestruturação do plano de carreira dos técnicos; cumprimento do piso nacional do magistério com incorporação na carreira ainda no primeiro semestre de 2024; garantia de reajuste de auxílio alimentação, auxílio creche e ressarcimento saúde a partir de maio de 2024 e criação de grupo de trabalho para construção de nova regulamentação do trabalho docente da educação básica, técnica e tecnológica.

Ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club, a presidente do Núcleo Sindical de Base do IFPR Palmas, Amanda Santos, informou que a greve é geral, tanto das categorias dos técnicos administrativos, quanto dos professores. Ela pontuou que a greve não ocorre para obtenção de aumento salarial, para pelo “reajuste justo dos salários, como aconteceu com outros setores do serviço público”.

Em relação às aulas, ela informou que haverá reposição total o quanto antes, pois o sindicato busca por uma greve de curta duração. A orientação aos estudantes é para que busquem manter os estudos através de leitura e revisão das aulas e conteúdos durante o período de paralisação.

Nesta quinta (21) e também na sexta-feira (22), serão promovidos debates e discussões com os estudantes, para que os técnicos e docentes possam expor a situação e explicar como será o movimento grevista a partir de segunda-feira (25).

 

Por RBJ

Leia também