De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, ainda não foi calculado o valor total do prejuízo.

As esculturas da via sacra de Guarapuava, na região central do Paraná, foram alvo de vandalismo pela 2ª vez em dez dias. Elas foram pichadas e quebradas.

Nesta quarta-feira (9), a equipe de reportagem da RPC Guarapuava foi até o local e registrou as danificações sofridas pelas esculturas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, ainda não foi calculado o valor total do prejuízo. As esculturas vão precisar ser pintadas e restauradas.

A estimativa é de que, pelo menos, R$ 2 mil sejam necessários apenas para a pintura. Seis esculturas foram danificadas.

O projeto

O custo de toda a obra é de aproximadamente R$ 180 mil.

O projeto foi idealizado em 2016 com a Igreja Católica para incentivar o turismo religioso e ainda não está pronto. Ele começou a ser instalado em 26 de agosto deste ano.

A nova via sacra terá 15 esculturas – a última nem foi colocada. Além de ter que colocar a 15ª escultura, é preciso fazer o paisagismo no local.

Foram servidores públicos que construíam as esculturas, com moldes cedidos por quadros do Santuário Nossa Senhora Aparecida. As rochas, segundo a Secretaria de Turismo, foram doadas por duas construtoras da cidade

Os danos às esculturas revoltaram fiéis e membros da igreja. Partes das esculturas quebradas foram recolhidas para ajudar na restauração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here