Funcionários do transporte público de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, entraram em greve e paralisaram os serviços de transporte na cidade, na manhã desta terça-feira (8).

A paralisação aconteceu a partir das 8h, conforme os ônibus passavam pelo Terminal de Transporte Urbano (TTU). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sitrofi), a paralisação é total.

Os trabalhadores cobram salários atrasados desde junho, pedem a recontratação de trabalhadores demitidos ao longo da pandemia e reivindicam a renovação do acordo coletivo de trabalho, que foi encerrado em maio.

Os motoristas rodaram os ônibus em horário de pico, nesta terça-fera, das 17h30 às 19h, no horário de saída dos trabalhadores. Em seguida, paralisaram os serviços novamente.

Segundo o Consórcio Sorriso, que compõe as três empresas que operam o transporte público, desde o início da pandemia, o consórcio tem acumulado um prejuízo de quase 100%, pois quando os ônibus voltaram a circular, com capacidade reduzida, o número de passageiros não pagava os custos operacionais.

O consórcio informou ainda que pede um aporte de R$ 2 milhões por mês para a prefeitura e que sem esse dinheiro não consegue cobrir os custos operacionais.

O Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) informou que “sempre esteve à disposição para ouvir o Consórcio Sorriso sobre eventuais dificuldades financeiras decorrentes da pandemia do coronavírus” e que não deve valor nenhum à concessionária, composta por três empresas.

O Foztrans informou também que a prefeitura realizou a compra antecipada de R$ 376 mil em vales transportes, “visando possibilitar que o Consórcio organizasse seu fluxo de caixa, para garantir o pagamento de salários e verbas trabalhistas”.

Conforme o instituto ainda, nesta terça, foi revogado o decreto que obriga o pagamento somente por bilhete eletrônico no transporte coletivo, possibilitando, também, o dinheiro em espécie, desde que as medidas sanitárias sejam cumpridas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here