Foto: Divulgação Integração digital

Pense rapidamente: quantos veículos de divulgação de campanhas de Marketing você conhece? Realmente, dá para imaginar vários e, consequentemente, todos eles podem ser usados pela mesma empresa em uma campanha única.

Essa estratégia existe, é comum e tem um nome: Marketing Multicanal. Ela tem sido uma abordagem cada vez mais bem trabalhada. Hoje, marcas podem explorar uma série de plataformas, desde um anúncio tradicional em um outdoor em grandes centros, até um email.

É comum que algumas concentrem suas ações mais em algumas em relação a outras, até por dar a preferência para atuar onde a audiência está. No entanto, levar uma estratégia a vários canais simultaneamente também pode ser interessante.

O que é Marketing Multicanal

Marketing Multicanal é uma estratégia voltada para a veiculação de campanhas de Marketing em diversas plataformas simultaneamente.

A proposta é explorar ao máximo suas possibilidades, garantindo que ela se adapte a diferentes canais, gerando uma percepção única, mas atingindo o público-alvo por diferentes recursos de divulgação.

O avanço do digital foi importante para proporcionar uma expansão positiva da quantidade de canais em que estratégias de Marketing podem ser veiculadas.

O Marketing Digital é uma realidade importante, mas ele ajuda a reforçar que, em paralelo, algumas práticas tradicionais, offline, ainda podem ter grande eficácia e impacto nos consumidores.

O Marketing Multicanal, geralmente, permite que as marcas usem de forma combinada as plataformas online e offline. Assim, se torna comum a divulgação de uma campanha sendo veiculada, simultaneamente, em canais como:

  • redes sociais;
  • TV;
  • emails;
  • websites;
  • impresso (revistas, jornais, banners e outdoors);
  • varejo (publicidade em lojas e até mesmo pop-up stores).

Objetivo principal

Quando tratamos de Marketing Multicanal, há objetivos bem simples que devem ser atingidos. O principal deles é garantir que, independentemente do canal, seu público-alvo seja alcançado pela campanha.

Ele pode ser pego por algum desses canais, mais de um deles ou, até mesmo, em todos. Isso gera uma experiência completa de percepção daquela campanha.

Além do alcance, a proposta dessa estratégia é oferecer diferentes percepções que levem ao consumo. Quando uma campanha é divulgada em vários canais, marcas fazem pequenas adequações para que, por exemplo, a publicidade em um post no Instagram seja igualmente impactante a um outdoor visto na rua.

Independentemente de quando ou por qual meio o consumidor vai ver a publicidade, o que vale mesmo é que ele possa ser alcançado e que a percepção desejada seja despertada nele. Por isso, tão importante quanto explorar diversos canais é manter a estética e a identidade dessa estratégia.

Isso é essencial para criar uma campanha sólida e que possa ser facilmente estendida a qualquer plataforma de divulgação.

Com as adequações necessárias, as marcas conseguem realizar uma estratégia de Marketing ampla e capaz de gerar bons resultados, captando público em qualquer lugar e durante um bom tempo.

Quais as diferenças para o Marketing tradicional e o omnichannel

Conceitos são sempre interessantes, mas às vezes eles podem gerar dúvidas quando estamos abordando a parte teórica. Um questionamento corriqueiro, e justificável, é uma possível confusão entre o Marketing Multicanal e o omnichannel.

De certo modo, há algo em comum entre essas duas ideias, que é justamente o uso de diversos canais. Na prática, são propostas distintas.

Conhecer as diferenças entre elas é essencial para saber quando e como usar cada uma delas, uma vez que demandam esforços e recursos diferentes. São estratégias que se baseiam na exploração das diversas plataformas à disposição, mas não são a mesma coisa.

Omnichannel

Se você tem consumido conteúdos sobre Marketing e varejo nos últimos anos, certamente, já leu ou ouviu falar sobre omnichannel. Essa estratégia visa a algo bem simples: conectar diversos canais, de modo que eles possam oferecer serviços integrados.

Isso significa que dois ou mais canais têm ligação direta para permitir que determinados serviços sejam executados. Vamos aos exemplos!

Marcas de roupas já atuam frequentemente em e-commerces, o que é de grande conveniência ao público consumidor. Nem todo mundo precisa ir até uma loja para experimentar uma peça ou conferir de perto os materiais antes de comprar. Da mesma forma, pode ocorrer de uma compra não agradar, devido a um tamanho, por exemplo.

Nesse caso, uma estratégia de Omnichannel é o que permitirá ao consumidor realizar a sua compra online, mas fazer a troca de uma peça diretamente na loja física.

Para isso, uma estratégia de integração de estoques e de controle de vendas precisaria ser implementada, permitindo que as solicitações feitas (online) em uma plataforma fossem atendidas em outra (varejo físico).

Quando falamos em Marketing Multicanal, estamos apenas tratando de divulgação. Trata-se de alcançar o público, apresentar um produto e oferecer diversas formas de captar a atenção dele, mostrando que a marca tem o que ele quer.

Por mais que ele possa comprar em diversas plataformas, elas não estão integradas, sendo completamente independentes.

Marketing tradicional

O Marketing Multicanal é, na verdade, parte integrante das vertentes do Marketing tradicional. A única diferença é sua proposta de fazer essa abordagem muito mais ampla, que passa por canais variados simultaneamente, com muito mais amplitude do que o normal.

Estratégias tradicionais de Marketing definem as campanhas e apenas escolhem em quais canais a divulgação será feita, sem a proposta de expandir ao máximo esse alcance.

Parte disso está relacionado ao fato de que a maioria das empresas tem seus consumidores concentrados em alguns desses ambientes, seja no digital, seja no offline.

A partir disso, é importante observar, também, que o Marketing Multicanal é uma abordagem que requer grandes esforços, investimentos muito maiores e só fazem sentido se o público da marca realmente será alcançado em todos os canais possíveis.

De certo modo, essa é uma estratégia mais voltada a grandes companhias, ou àquelas que querem algo mais agressivo na divulgação.

Quais são os principais benefícios do Marketing Multicanal

Marcas sabem muito bem como o uso o Marketing Multicanal pode ser uma ótima forma de conseguir expansão, maiores conversões e uma presença de maior consistência.

Há boas possibilidades de conquistas que podem ser alcançadas com uma boa estratégia por trás dessa prática. Saiba quais são alguns dos principais benefícios do Marketing Multicanal, a seguir!

Brand awareness potencializado

Clientes envolvidos com campanhas têm maior conhecimento da sua marca, de como ela age e, consequentemente, do que ela promove. Um dos principais benefícios do Marketing Multicanal é o brand awareness, algo tão importante para as empresas enquanto se colocam em um mercado.

Essa conquista é possível por conta da escolha de uma campanha que praticamente cerca o cliente. Com mais pontos de contato levando a mesma mensagem, são muito maiores as chances de conseguir mostrar ao público o que sua marca leva ao mercado.

Seja no lançamento de um produto, seja na divulgação de uma promoção ou em uma campanha de reforço da marca, o Marketing Multicanal é capaz de reforçar o reconhecimento e a percepção da sua empresa no mercado.

Consistência na transmissão de ideia ou conceito

Uma das bases dessa estratégia é a manutenção de um padrão na divulgação das campanhas. Ela é multicanal, mas precisa transmitir a mesma ideia em qualquer uma dessas plataformas.

Por mais que esse seja um desafio, é também uma forma de permitir que as empresas explorem diferentes possibilidades, mesmo quando falam sobre um mesmo produto, por exemplo.

Uma campanha que ajuda a entender esse conceito de consistência na transmissão, superando as necessidades de adequação, são as realizadas pela Apple para divulgar o iPhone.

No lançamento do iPhone 7, a empresa espalhou outdoors por cidades do mundo todo, incluindo o Brasil, mostrando a capacidade da nova câmera do aparelho.

Ao mesmo tempo, a marca também fez a divulgação do aparelho em outros vários canais, mostrando suas novas funcionalidades e sua capacidade operacional, sem se esquecer, é claro, da capacidade da câmera.

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