Imagem: Reprodução Mang Mídia

A Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, teve como tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. E após dias de várias ações relacionadas ao assunto, nesta quinta-feira, 28, aconteceu no centro de eventos da Mangueirinha, o encerramento das atividades alusivas com uma Noite Cultural.

A cerimônia de encerramento reuniu membros da Escola de Educação Especial Ana Paula Nunes, representantes do Poder Público, escolas públicas, pais e comunidade em geral que lotaram o centro de eventos. Dando boas-vindas estiveram os alunos Rodinei e Talita que agradeceram a presença de todos. Na sequência, aconteceu o pronunciamento das autoridades.

Falando em nome do presidente da APAE, Luiz Melo, dona Maria Bosonelo destacou a importância do apoio de todos que contribuem para a realização do trabalho da APAE no município. Já a Secretária de Educação, Tere Moraes destacou que a escola da APAE atua com carinho e amor no cuidado das crianças do município lutando para que tenham seus direitos resguardados.

“A APAE e as escolas especiais, só funcionam graças à atuação de sua equipe nossos contribuintes e ainda a participação dos pais. Todos se ajudam para que as coisas funcionem. E cada vez mais precisamos lutar pela execução das leis pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência” destacou a diretora Helena.

Após os pronunciamentos, um grande show de talentos foi proporcionado aos presentes. O primeiro a se apresentar foi o aluno Elias que declamou uma poesia e cantou o “Hino do Excepcional”. Depois foi a vez da APAE de Mariópolis, que proporcionou um belo espetáculo de Teatro. Na sequência, aconteceram ainda apresentações musicais e de dança que encantaram e emocionaram o público.

Fechando a noite, demonstrando seu apoio à APAE o Prefeito Elídio informou em primeira mão, durante entrevista ao Mang Mídia, que irá doar uma parte de sua propriedade para a Associação, de modo que possam ampliar o belo trabalho que já realizam.

“Tenho muito carinho para com todos que frequentam a APAE. São pessoas que têm um coração enorme e se superam a cada dia. Além disso, parabenizo a equipe da APAE pelo que realiza em nosso município e ressalto que podem continuar contando conosco” comentou o prefeito Elídio de Moraes.

Sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here